A Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na última quarta-feira (30), novos alertas e advertências sobre o consumo de cigarros nas embalagens dos produtos.
A nova medida trata de novas imagens e mensagens de advertência para embalagens, expositores e mostruários de cigarros e outros produtos derivados do tabaco.
Os alertas são obrigatórios no país, através da lei no Brasil, desde 1996 como uma medida para reduzir o tabagismo. As empresas terão um período de 12 meses para se adequarem ao novo padrão. O novo formato abriga 7 imagens e textos sobre os problemas de saúde causados pelo tabagismo, a exemplo da cegueira, câncer de pulmão e envelhecimento precoce.
As medidas serão obrigatórias a partir de 2 de novembro de 2025. De acordo com a agência, os produtos que não seguirem as regras poderão ser retirados dos pontos de venda. O novo modelo de advertências sanitárias dos cigarros tem validade de 3 anos e será aplicado aos itens produzidos até novembro de 2027. Já em 2026, até o mês de novembro, a Anvisa determinará uma nova regra para o período de 3 anos subsequentes.



