Prefeitura de Salvador firma acordo de cooperação internacional com República do Benin - PORTAL ANTENA NEWS | O Portal de Notícias de Notícias a cara da Bahia

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

some text

Prefeitura de Salvador firma acordo de cooperação internacional com República do Benin

 

Prefeitura de Salvador firma acordo de cooperação internacional com a República do Benin
Foto: Bruno Concha/Secom - PMS

A Prefeitura de Salvador assinou, nesta sexta-feira (1º), um acordo de cooperação internacional entre Salvador e a República do Benin para a troca de experiências e viabilização de investimentos feitos pelo governo beninense na Casa do Benin, equipamento de intercâmbio cultural administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

 

A assinatura ocorreu durante a abertura da exposição artística Ecos Malês na Casa das Histórias, no Comércio. Na ocasião, o cônsul honorário do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento, afirmou que o governo do Benin está disposto a fazer investimentos para equipar a Casa do Benin, de modo que todos os soteropolitanos que os visitam se sintam motivados a conhecer o Benin. 

 

 

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

 

“Isso será feito com infraestrutura, modernização, acessibilidade, restaurante, ar-condicionado e uma estrutura que propicie essa experiência, incluindo a participação de artistas beninenses, por exemplo, artistas que trabalham com pintura, artesanato, teatro e música. É essencial que a Casa do Benin seja de fato a expressão do que é o Benin hoje, de toda a sua história e de nossa relação”.

 

"Esta cooperação internacional representa um marco significativo para Salvador e para a Casa do Benin. Estamos entusiasmados em fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem ao Benin. Com os investimentos e a troca de experiências, poderemos revitalizar esse espaço, oferecendo ao público uma tradição autêntica na rica cultura beninense. A modernização da Casa não apenas valoriza o nosso património compartilhado como impulsionado o turismo cultural na nossa cidade", afirmou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.

 

Marcelo Sacramento lembrou que este ano o presidente da República do Benin, Patrice Talon, e toda a comitiva beninense foi muito bem recebido pelo prefeito e toda a equipe da Prefeitura na Casa do Benin, no Centro Histórico. 

 

“Quando nós apontamos na ladeira do Pelourinho e aqueles tambores tocavam os filhos jeje do Benin, saudando a comitiva, e nós adentramos na casa do Benin, nós nos sentimos na África. O presidente Patrice Talon, naquele momento, disse do fundo do seu coração: 'nós somos povos-irmãos e não nos conjugamos'. Aqui chegou nos séculos 17 e 18 mais de um milhão de negros escravizados. Aqui, o Benin fincou as suas origens, seu DNA, sua religião, a religião de matriz africana, trouxe para cá sua culinária, seus hábitos, sua língua Fon, porque até hoje falamos "garfo", "faca", "copo", isso é Fon, isso é Benin”, recordou.

Post Bottom Ad

some text

Páginas