A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) deve colocar cerca de 2,4 mil policiais e bombeiros para fortalecer a segurança durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os eventos ocorrem neste domingo (3) e no dia 10 de novembro.
Em torno de 4 mil câmeras também ajudarão o trabalho de segurança. Desse total, 950 são do Sistema de Reconhecimento Facial da SSP e ficarão em pontos estratégicos.
Segundo a SSP-BA, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado em status pleno às 7h dos domingos de prova. Em torno de 24 órgãos estaduais, federais e municipais de fiscalização, em tempo real, as ocorrências nos locais de aplicação das provas.
“Atuaremos integrados com a Secretaria de Educação da Bahia, garantindo que o Enem transcorra da melhor forma possível. Todas as equipes estão qualificadas e com as suas missões definidas”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Ainda segundo a pasta, a Polícia Militar atuará na escolta dos malotes de provas, nas rotas de distribuição definidas pelos Correios, bem como policiamento ostensivo e repressivo nos locais de armazenamento de provas, Centros de Distribuição Logística, estações de transbordo e locais de aplicação do exame.
Equipes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) trabalharão nas ocorrências e perícias. Já o Corpo de Bombeiros ficou de prontidão, para possíveis deslocamentos imediatos em caso de ocorrências.



