Serviços públicos seguem afetados por causa das demissões em massa na cidade de Lauro de Freitas-Ba - PORTAL ANTENA NEWS | O Portal de Notícias de Notícias a cara da Bahia

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

some text

Serviços públicos seguem afetados por causa das demissões em massa na cidade de Lauro de Freitas-Ba


Pelo menos duas Unidades de Saúde da Família (USFs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram fechadas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, nos últimos dias. Moradores da cidade e servidores públicos relataram a precarização de serviços, incluindo atividades relacionadas à saúde, após a derrota do grupo liderado pela prefeita Moema Gramacho (PT) nas eleições de outubro.


Lauro possui apenas uma UPA 24h, situada no bairro de Itinga. Um médico que trabalha no local, que não se identificou por medo de represálias, relatou que o setor foi precarizado. "Houve demissões de enfermeiros, médicos, funcionários de limpeza e segurança. Quem está fazendo a segurança agora é a Guarda Municipal", contou. As mudanças, segundo ele, aconteceram após o pleito municipal do dia 6 de outubro, mas foram intensificadas em novembro.


Só de funções relacionadas aos cargos de comissão da prefeitura, o CORREIO levantou 1.666 demissões. A lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 14. Além da exoneração em massa, os funcionários alegam que os salários estão sendo descontados até 70% do valor original. No caso do médico que conversou com a reportagem, apenas seis dos 10 plantões (relativos a outubro) dele foram pagos.


"Isso (desconto de remuneração) é muito aleatório. Tem pessoas que trabalharam 12 plantões e só receberam dois. Tem gente que trabalhou quatro e recebeu três. São cortes aleatórios, sem nenhuma explicação", continuou. Nessa semana, a unidade ainda não funcionou. Estavam em falta na última segunda-feira (18): material de sutura, radiografia, laboratório, medicações (penicilina, loratadina, entre outros), equipes de limpeza e de segurança.


As USFs, que são conhecidas popularmente como postos de saúde, também foram impactadas. No total, Lauro de Freitas possui 15 unidades desse tipo. Pelo menos duas foram fechadas nos últimos dias por falta de insumos e equipes de serviço. A USF Irmã Dulce, em Portão, não funcionou na última sexta-feira (15), enquanto a USF Manoel José Pereira, no Capelão, foi fechada na segunda-feira (18).


Matéria e foto Fala Lauro


A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo.


Em tempos de censura, precisamos da ajuda do nosso leitor.


Ao contrário da mídia corporativa, tradicional, o Connexão News se mantém por meio da sua comunidade de leitores e telespectadores.


Você pode apoiar o CN News a fazer frente contra as mentiras da mídia tradicional. FAÇA UM PIX 71 9 97206882 


Com o povo, pelo povo, onde o povo estiver porque seus direitos movem-me.


CN News, em um segundo tudo pode acontecer!

Post Bottom Ad

some text

Páginas